Juntas: mecânicas e metaloplásticas
CLASSIFICAÇÃO DE JUNTAS: MECÂNICAS E METALOPLÁSTICAS
Há diversos tipos de juntas, dentre elas: de borracha
sintética (posição 4016), de amianto (posição 6812), de cortiça (posição 4503),
de papel (posição 4823), de aço (posição 7326), de alumínio (posição 7616),
mecânicas e metaloplásticas (ambas da posição 8484), sendo essas duas são o
alvo desse artigo.
As juntas
de vedação, mecânicas (juntas de anéis deslizantes e juntas de
anéis-mola, por exemplo) constituem conjuntos mecânicos que asseguram uma
junção estanque entre duas superfícies planas e rotativas, impedindo assim as
fugas de líquidos de alta pressão das máquinas ou aparelhos nos quais são
montadas, apesar das pressões e desgaste que possam sofrer, quer da parte dos
órgãos de movimentação, quer pelas vibrações, etc.
Estas
juntas têm uma estrutura geralmente bastante complexa. Comportam:
1º) partes
fixas que, quando a junta é colocada, tornam-se partes integrantes da máquina
ou do aparelho; e
2º) partes
suscetíveis de se moverem: elementos rotativos, elementos de molas, etc.
É
precisamente em razão da presença dessas partes móveis que elas são denominadas
de “juntas de vedação, mecânicas”.
Elas servem
como dispositivos destinados a reduzir as vibrações de mancais, de juntas
propriamente ditas e por vezes de uniões. Suas aplicações são numerosas, em
especial nas bombas, compressores, misturadores, agitadores e nas turbinas,
sendo fabricadas em um grande número de matérias e de formas.
As juntas metaloplásticas são constituídas:
1º) quer por um núcleo (alma) de amianto (ou mesmo de feltro, cartão ou
qualquer matéria não metálica), encerrado entre duas folhas metálicas;
2º) quer por amianto (ou qualquer outra matéria não metálica) cortado em
forma própria e com rebordo metálico nas orlas externas, bem como, em alguns
casos, nos bordos dos orifícios nele praticados;
3º) quer ainda por uma pilha de folhas de um mesmo metal ou de metais
diferentes. As juntas são utilizadas principalmente para ajustamento de certas
peças de motores (culatras), de bombas, etc., ou para ajustar alguns condutos.
Cesar Olivier Dalston, www.dalston.com.br. Fontes: NESH.