Quilonewton e frigorias/hora – unidades utilizadas na ncm, mas sempre postas de lado por aqueles que tentam classificar mercadorias
É muito comum quando se faz uma primeira tentativa de classificação esbarrar no problema ligado a certas unidades utilizadas pela NCM, tais como o quiloNewton (kN) e as frigorias/hora, ambas unidades do Sistema Internacional (SI).
O kN é unidade da força de fechamento das prensas. Todavia, no mercado, é comum se empregar toneladas (t). Assim, qual a relação entre uma e outra?
Segundo a Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Quilonewton), o Newton (símbolo: N) é uma unidade de medida de força, nomeada em razão de Isaac Newton. Corresponde à força que faz um corpo de massa igual a 1 kg ser acelerado a 1 m/s² de forma constante na mesma direção da força. É uma unidade derivada do SI. O plural do nome da unidade Newton é Newtons.
O quiloNewton equivale, aproximadamente, a 100 kgf (ou 0,1 tonelada-força). Dessa maneira, 1 tonelada-força equivale a 10 kN. Em consequência, por exemplo, uma prensa com força de fechamento de 2.000 toneladas equivale a 20.000 kN.
A frigoria (Fr), consoante a Wikipédia (http://it.wikipedia.org/wiki/Frigoria), é uma unidade de calor, pois 1 Fr equivale a -1 Kcal. Tal ocorre porque a frigoria é definida como a quantidade de calor que deve ser subtraída de um quilograma de água para baixar sua temperatura de 15,5°C para 14,5°C a uma pressão de 1 atmosfera.
Frigoria/hora é encontrada nas posições 8415 e 8418. Contudo, o comum em termos de ar condicionado é expressar sua capacidade em BTU (british thermal unit – unidade britânica térmica). Daí a necessidade de conversão de BTU para frigoria/hora.
1 Frigoria/hora equivale a 3,969 BTU (pois 3,143 BTU equivalem a 0,85985 Fr/h);
1 BTU equivale a 0,252 Fr/h.
Cesar Olivier Dalston, www.dalston.com.br