Outros comentários sobre a classificação dos mástiques

Como você sabe, mástiques são preparações químicas utilizadas especialmente para obturar fendas, ou para assegurar a estanqueidade e, em alguns casos, para assegurar a fixação ou a aderência de peças.

E mais, os mástiques diferem das colas e de outros adesivos porque se aplicam em camadas espessas.

Os mástiques podem ser utilizados para assegurar a estanqueidade de certas juntas na construção ou efetuar reparações domésticas; para assegurar a estanqueidade ou a reparação de artigos em vidro, em metal ou em porcelana; como mástique para trabalhos de carroçarias ou no caso dos selantes adesivos, para fixar várias peças ao mesmo tempo.

A tecnologia desenvolveu os mástiques à base de plásticos (por exemplo, resinas poliésteres, poliuretanos, silicones e epóxidas).

Esses mástiques são preparações que em muitos casos contêm elevada proporção (até 80%) de matérias de carga muito variadas, tais como argila, areia e outros silicatos, dióxido de titânio e pós metálicos.

Alguns desses mástiques são empregados depois da adição de um endurecedor.

Outros não endurecem e se mantêm macios e aderentes após aplicação (um selante acústico, por exemplo).

Outros ainda endurecem por evaporação de solventes, no arrefecimento (mástiques termofusíveis), por reação após contato com a atmosfera ou por reação de diferentes compostos misturados simultaneamente (mástiques multi-elementos).

Os produtos deste tipo permanecem classificados na posição 3214 apenas quando são inteiramente formulados para ser utilizados como mástiques.

Cesar Olivier Dalston, www.daclm.com.br. Fontes: SH e NESH, com adaptações.