Sintans
Como o método de classificação bem recomenda, o primeiro passo para classificar sintans é descobrir o que são e quais suas características.
Sintan é o acrônimo de sintético tanante. Esse acrônimo, conhecido dos químicos mais velhos (experientes é uma palavra melhor), refere-se aos produtos tanantes orgânicos sintéticos.
Embora os sintans possam ser empregados isoladamente para curtimenta de couros de cores claras, eles são mais frequentemente utilizados em conjunto com produtos tanantes naturais ou em mistura com estes, aos quais facilitam a penetração nas peles.
As principais categorias de sintans são:
1) Os produtos tanantes sintéticos aromáticos, entre os quais se podem citar: os produtos obtidos pela condensação dos ácidos fenolsulfônicos, cresolsulfônicos ou naftalensulfônicos com formaldeído; os hidrocarbonetos aromáticos sulfonados de peso molecular elevado ou ainda outros produtos tais como as polissulfamidas e os ácidos poliidroxipoliarilsulfonossulfônicos.
2) Os alquilsulfocloretos (designados, às vezes, sob o nome de “produtos tanantes sintéticos à base de óleo”).
3) Produtos tanantes resínicos inteira ou quase inteiramente hidrossolúveis. Entre estes produtos encontram-se produtos obtidos por condensação do formaldeído com a dicianodiamida, a uréia ou a melamina.
Os sintans são classificados na subposição de primeiro nível, não dedobrada, 3202.10 do Sistema Harmonizado (SH).
Cesar Olivier Dalston, www.dalston.com.br. Fontes: SH e NESH com adaptações.