Serviços de assessoria de imprensa
Assessoria de imprensa é o rótulo que se dá a uma série de serviços prestados a instituições, públicas e privadas, e que se concentra no envio frequente de informações jornalísticas, dessas instituições, para os veículos de comunicação em geral, como por exemplo, jornais, revistas, emissoras de rádio, agências de notícias, páginas eletrônicas, portais de notícias e emissoras de televisão.
Nesse sentido as instituições podem contar com equipes de assessorias de comunicação, internas ou terceirizadas, cujas funções são:
-- Criar um plano de comunicação (estabelecer a importância deste instrumento tanto no relacionamento com a imprensa como os demais públicos internos e externos);
-- Colaborar para a compreensão da sociedade do papel da organização;
-- Estabelecer uma imagem comprometida com os seus públicos;
-- Criar canais de comunicação internos e externos que divulguem os valores da organização e suas atividades;
-- Detectar o que numa organização é de interesse público e o que pode ser aproveitado como material jornalístico;
-- Desenvolver uma relação de confiança com os veículos de comunicação;
-- Avaliar frequentemente a atuação da equipe de comunicação, visando alcance de resultados positivos;
-- Criar instrumentos que permitam mensurar os resultados das ações desenvolvidas, tanto junto à imprensa como aos demais públicos; e
-- Preparar as fontes de imprensa das organizações para que atendam às demandas da equipe de comunicação de forma eficiente e ágil.
Os serviços de assessoria de imprensa são classificados na subposição 1.1401.31 da Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS).
Cesar Olivier Dalston, www.dalston.com.br. Fontes: NBS e NEBS.