O que é constituição química definida dos capítulos 28 e 29 da ncm?
Trata-se de expressão equivalente a Lei de Proust ou Lei das Proporções Constantes, que diz: “um composto químico, independentemente do seu histórico (origem, métodos de obtenção, etc.), contém sempre os mesmos elementos químicos, nas mesmas proporções em massa”, o que implica na existência de uma fórmula química.
Essa Lei é um dos pilares da Química, não só pela possibilidade de representar as substâncias por fórmulas, mas também por ser o germe criador da Estequeometria, sem a qual o mundo moderno, como o conhecemos, não seria possível. Note-se que a Estequeometria é uma parte específica da Química que investiga tanto as proporções envolvidas nas reações químicas quanto aquelas pelas quais se combinam os átomos para formar os compostos químicos.
Assim sendo, em resumo, “constituição química definida” significa, no contexto dos Capítulo 28 e 29 da NCM, que o produto químico deverá ter fórmula química, diferentemente do que ocorre nos Capítulos 30 a 40, que é o mundo das preparações químicas e dos polímeros.
Cesar Olivier Dalston www.dalston.com.br