Serviços de consultoria em logística

A logística, no âmbito empresarial e da produção, diz respeito à cadeia produtiva de um produto, isto é, no mínimo, ao planejamento, o controle dos fluxos de entrada e saída de matérias-primas e material de embalagem, a fabricação e o seu controle e a distribuição desse produto.

Vê-se assim que a logística abarca, pelo menos, dois distintos campos, quais sejam a fabricação (logística da fabricação) e a distribuição (logística da distribuição).

A logística da fabricação objetiva administrar a movimentação de matérias-primas e material de embalagem com o intuito de abastecer o processo produtivo. Além disso, ela também se preocupa com a armazenagem do produto acabado.

Já a logística de distribuição centra seu foco na distribuição do produto acabado, o que envolve, sumariamente, sua expedição e transporte até o destino final.

Nem sempre as organizações conseguem solucionar por inteiro seus problemas de logística e, por isso, recorrem aos serviços de consultoria em logística.

São típicos serviços de consultoria em logística da fabricação e de distribuição, como por exemplo:

-- Consultoria de gerenciamento do inventário de matérias-primas e de produtos acabados frente aos pedidos da clientela;

-- Consultoria sobre os meios e tipos de transporte;

-- Consultoria envolvendo os depósitos e armazéns, incluindo-se aí o processo de recepção, armazenamento e expedição do produto; e

-- Consultoria em manutenção.

Os serviços de consultoria em logística são classificados na subposição 1.1401.17 da Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS).

Cesar Olivier Dalston, www.dalam.com.br. Fontes: NBS e NEBS, com adaptações.