Caixas-pretas
Voar é uma experiência extraordinária para qualquer pessoa. As estatísticas não deixam dúvida que o transporte por via aérea é um dos meios mais seguros de se deslocar pelo planeta Terra.
Entretanto, há acidentes e a história de cada um deles está gravada numa pequena caixa, que não é preta, mas sim laranja (na realidade são duas caixas: uma para gravar dados do voo e outra para gravar a voz na cabina do avião).
Essas gravações nas caixas-pretas dos aviões (flight data recorder e cockpit voice recorder) são elementos vitais para que os investigadores descubram todas as diversas etapas dos acidentes (que sirva de consolo para todos que perderam algum ente familiar ou amigos(as) num acidente aéreo: a mecânica desse acidente nunca mais será repetida e, em parte, devido aos registros que se encontram nas caixas-pretas).
Vai aqui um obrigado especial aos aeronautas de todo o mundo: homens e mulheres que exercem atividades extremamente desgastantes e que merecem salários muito melhores.
As caixas-pretas fizeram tanto sucesso que hoje são utilizadas em navios, submarinos, trens, metrôs, veículos espaciais e certos controles centrais de unidades fabris e de produção de energia.
Se você desejar saber mais sobre caixas-pretas há muita coisa na internet, como por exemplo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caixa_negra.
As caixas-pretas são caracterizadas como aparelhos à prova de fogo e de choque que gravam de modo contínuo os diversos parâmetros de funcionamento do meio de transporte (por exemplo, durante o voo do avião) ou da unidade fabril ou ainda da planta de produção de energia.
As caixas-pretas se classificam na posição 8543, cujas NESH ensinam:
A presente posição compreende, desde que não tenham sido excluídos pelas Notas da Seção XVI ou do Capítulo 85, o conjunto das máquinas e aparelhos elétricos não especificados nem compreendidos em outras posições desse Capítulo, nem englobados mais especificamente em quaisquer outras posições de outro Capítulo (especialmente os Capítulos 84 ou 90).
Omissis...
17) Os gravadores de voo digitais.
Por aplicação das RGI 1 e 6 e da RGC-1, as caixas-pretas são classificadas no código NCM 8543.70.99.
Cesar Olivier Dalston, www.dalston.com.br. Fontes: SH, NCM, NESH com adaptações.