Pen drives e suas memórias

De acordo com a Wikipedia, pen drive é o nome vulgar da memória USB flash drive. Trata-se de dispositivo de armazenamento constituído, pelo menos, por uma memória flash e uma ligação USB tipo A, o que lhe permite ser conectado a porta USB de um computador. As capacidades atuais de armazenamento dos pen drives variam entre 64 MB a 256 GB, bem como as suas velocidades de transferência de dados.

Os pen drives são tão importantes, baratos e fáceis de usar que hoje é difícil pensar em viver sem eles e daí o grande comércio dos mesmos.

Os pen drives são classificados na subposição 8523.51, haja vista que são dispositivos de armazenamento não volátil de dados à base de semicondutores.

Na acepção da posição 8523, entende-se por dispositivos de armazenamento não volátil de dados à base de semicondutores (por exemplo, “cartões de memória flash” ou “cartões de memória eletrônica flash”), os dispositivos de armazenamento que tenham uma tomada de conexão, comportando no mesmo invólucro uma ou mais memórias flash (por exemplo, "flash eprom") na forma de circuitos integrados, montados em uma placa de circuitos impressos. Podem comportar um controlador que se apresente com a forma de circuito integrado e elementos discretos passivos, tais como os condensadores e as resistências.

Por outro lado, as memórias dos pen drives não se classificam na posição 8523, mas sim na posição 8542, desde que desacompanhadas de componentes discretos, pois as mesmas são circuitos integrados eletrônicos.

Cesar Olivier Dalston www.dalston.com.br