Açúcares e melaços, caramelizados

Os açúcares e os melaços, caramelizados são substâncias castanhas, não cristalizáveis, com cheiro aromático.

Eles se apresentam sob a forma de um líquido mais ou menos xaroposo ou no estado sólido (geralmente em pó - obtido por liofilização).

A obtenção dessas mercadorias é feita por pirogenação de açúcares (em geral, glicose ou sacarose) ou de melaços, que pode ser mais ou menos prolongada, em temperaturas de 120°C a 180°C.

Conforme alterações no processo de fabricação é possível a obtenção de uma série de produtos, que vão dos açúcares e melaços, caramelizados propriamente ditos, cujo teor em açúcar, sobre matéria seca, é geralmente elevado (da ordem de 90%), aos caramelos ditos “corantes”, cujo teor em açúcar é relativamente baixo.

Os açúcares e melaços, caramelizados são utilizados como aromatizantes, particularmente na confecção de sobremesas açucaradas, de sorvetes e de produtos de pastelaria; os caramelos ditos “corantes”, dada a transformação dos açúcares em melanoidina (matéria corante), utilizam-se como corantes, particularmente na fabricação de biscoitos, de cerveja, e de certas bebidas não alcoólicas.

Os açúcares e melaços, caramelizados, bem assim os caramelos corantes, são classificados na subposição 1702.90 do Sistema Harmonizado.

Ufa! Ainda bem que acabou o carnaval. Boa semana.

Cesar Olivier Dalston, www.dalston.com.br. Fontes: SH e NESH com adaptações.