Princípios da classificação de mercadorias

PRINCÍPIOS DA CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS

A Classificação de Mercadorias tem cinco princípios, quais sejam: a) princípio da equivalência conceitual (“sob a ótica classificatória, não tem sentido fazer-se qualquer distinção entre produto, mercadoria e bem”); b) princípio da plena identificação da mercadoria (“a Classificação de Mercadorias exige que o objeto merceológico apresente-se adequadamente desvendado, é dizer, conhecido naquelas características, propriedades e funções necessárias a sua classificação, de tal modo que a mesma possa ser levada a termo com sucesso e acerto”); c) princípio da hierarquia (“Merceologia é parte integrante da Classificação de Mercadorias,mas a recíproca não é verdadeira”); d) princípio da unicidade de classificação (“numa nomenclatura de mercadorias e dentro do universo dos possíveis códigos para abarcar uma mercadoria específica, não pode a mesma ser classificada em dois ou mais códigos”); e) princípio da distinção das mercadorias (“as mercadorias não devem ser distinguidas por critérios diferentes daquelas características que as fazem próprias”).

Fonte: Classificando Mercadorias, Cesar Olivier Dalston, Aduaneiras, 2005.