O que é couro reconstituído?
Na Nomenclatura do Sistema Harmonizado, base da Nomenclatura Comum do Mercosul, a expressão “couro reconstituído” refere-se exclusivamente às matérias incluídas na posição 4115, isto é:
4115 Couro reconstituído, à base de couro ou de fibras de couro, em chapas, folhas ou tiras, mesmo enroladas; aparas e outros desperdícios de couros ou de peles preparados ou de couro reconstituído, não utilizáveis para fabricação de obras de couro; serragem, pó e farinha de couro.
4115.10.00 - Couro reconstituído à base de couro ou de fibras de couro, em chapas, folhas ou tiras, mesmo enroladas.
4115.20.00 - Aparas e outros desperdícios de couros ou de peles preparados ou de couro reconstituído, não utilizáveis para fabricação de obras de couro; serragem, pó e farinha de couro.
O couro reconstituído pode ser obtido por diferentes processos, dentre eles:
1) Por aglomeração de aparas, desperdícios ou fibras de couro, sob pressão e com o emprego de cola ou outros aglutinantes;
2) Por aglomeração, sem aglutinante, de pedaços de couro sobrepostos e fortemente comprimidos; e
3) Por tratamento, com água quente, de aparas e desperdícios de couro, que são reduzidos a fibras; a pasta resultante é em seguida peneirada, laminada e calandrada em folhas, sem adição de aglutinante.
O couro reconstituído pode ser pintado, polido, granitado ou gofrado, trabalhado com abrasivos (couro suede), envernizado ou metalizado.
Bom sábado!
Cesar Olivier Dalston, www.dalston.com.br. Fonte: NESH com alterações.