Cerveja e da cerveja sem álcool
A cerveja é uma bebida que poderá conter ou não álcool.
A cerveja alcoólica é obtida pela fermentação do mosto preparado com malte de cevada ou de trigo, previamente fervido em presença de água e geralmente de lúpulo. Poderão ser eventualmente utilizadas na preparação do mosto algumas quantidades de cereais não maltados (por exemplo, milho e arroz). A adição de lúpulo provoca o desenvolvimento de princípios amargos e aromáticos e permite uma melhor conservação do produto.
A cerveja alcoólica é por vezes aromatizada, durante a fermentação, com cerejas e outros produtos. Podem, também, adicionar-se à cerveja açúcares (particularmente a glicose), corantes, dióxido de carbono e ainda outras substâncias. Conforme o processo de fermentação empregado, obtém-se a cerveja de baixa fermentação, preparada a baixa temperatura e mediante o emprego das chamadas leveduras “baixas” ou a cerveja de alta fermentação, obtida a temperatura mais elevada, mediante o emprego das chamadas leveduras “altas”.
A cerveja alcoólica pode ser clara ou escura, doce ou amarga, fraca ou forte; apresenta-se normalmente em barris ou garrafas e, por vezes, em latas hermeticamente fechadas e podem também ser comercializadas sob os nomes de cerveja ale, cerveja stout, etc.
Esta cerveja carregada de álcool se classifica na posição 2203. Todavia, onde devemos classificar a cerveja não alcoólica?
A cerveja não alcoólica se aloja na subposição 2202.90 e é somente este tipo de cerveja que eu recomendo para todos.
Cesar Olivier Dalston, www.dalston.com.br. Fonte: NESH com adaptações.