Polímeros modificados quimicamente
Polímeros modificados quimicamente são aqueles nos quais só os apêndices da cadeia principal do polímero foram modificados por reação química.
A regra para a classificação dos polímeros modificados quimicamente é “eles devem ser classificados na posição correspondente aos polímeros não modificados” (esta regra não se aplica aos copolímeros enxertados).
Assim, por exemplo, o polietileno clorado e o polietileno clorossulfonado classificam-se na posição 3901 (polímeros de etileno, em formas primárias).
Os polímeros que foram quimicamente modificados para formarem grupos epóxidos reagentes, de modo a se obterem resinas epóxidas, classificam-se na posição 3907.
Dessa maneira, as resinas fenólicas quimicamente modificadas pela adição de epicloridrina classificam-se como resinas epóxidas e não como resinas fenólicas quimicamente modificadas da posição 3909.
Uma mistura de polímeros na qual um dos polímeros constitutivos foi quimicamente modificado é considerada na sua totalidade como quimicamente modificada.
Cesar Olivier Dalston, www.dalston.com.br. Fonte: NESH.