Alguns conceitos básicos úteis na classificação de tecidos
A classificação na indústria têxtil não é difícil nem complicada, desde que você se lembre de alguns conceitos, dentre eles os descritos abaixo (não dá para classificar têxteis sem ter a mão ou na mente os mencionados conceitos):
1) Urdume: conjunto de fios dispostos paralelamente no tear de forma perpendicular à trama e por entre os quais passam se entrelaçam os fios de trama;
2) Trama: conjunto dos fios passados no sentido da largura (transversal) do tear que se entrelaçam com os fios de urdume.
3) Título do fio: metodologia utilizada para determinação da finura ou grossura de um fio, ou seja, mede a relação entre o peso e a medida de um determinado fio. Pode ser definido de duas formas:
3.1 – De forma direta: mede o peso existente de uma medida pré-definida. Exemplo: Título em tex: n° de gramas existentes em 1.000 metros de fio.
Este sistema é o único normalizado mundialmente e incorpora múltiplos dentre os quais o mais importante é o dtex, que é n° de gramas existentes em 10.000 metros de fio.
Vale notar que Fio 20x1 tex: expressa que 1.000 metros de fio pesam 20 (vinte) gramas.
3.2 De forma indireta: medida existente numa quantidade de peso pré-definida Exemplos:
Título Inglês (Ne): Expressa quantas jardas de fios são necessárias para se chegar a 1 (uma) libra.
Fio Ne 20/1: Expressa que 20 (vinte) jardas de fio pesa 1 (uma) libra.
4) Tex: trata-se de uma unidade de medida que expressa a densidade linear, igual ao peso em gramas de um quilômetro de fio, filamento, fibra ou qualquer outra matéria têxtil. Um decitex equivale a 0,1 Tex. Utiliza-se a seguinte fórmula para conversão do número métrico em número decitex: [(10.000/Número métrico)] = Decitex.
Cesar Olivier Dalston, www.dalston.com.br. Fonte: NESH.