Alguns tipos de tecidos que são mencionados no sistema harmonizado

Há pelo menos cinco diferentes tipos tecidos, conforme a cor, que são  mencionados no Sistema Harmonizado, ou seja:

1) Tecidos estampados. São os tecidos estampados na peça, mesmo que sejam constituídos por fios de diversas cores (equiparam-se aos tecidos estampados, por exemplo, os tecidos que apresentam desenhos obtidos a pincel, a escova, a pistola, por decalcomania, flocagem, e por “batik”).

2) Tecidos de fios de diversas cores. São os tecidos (exceto os estampados) constituídos por fios de diferentes cores ou por fios de tons diferentes de uma mesma cor, com exclusão da cor natural das fibras constitutivas; ou constituídos por fios crus ou branqueados e por fios coloridos; ou constituídos por fios jaspeados ou misturados (em qualquer dos casos, os fios que constituem as ourelas ou as extremidades das peças não são levados em consideração).

3) Tecidos tintos. São os tecidos tingidos de cor diferente do branco (ressalvada disposição em contrário), de uma única cor uniforme, ou que tenham recebido um acabamento colorido diferente do branco (ressalvada disposição em contrário), na peça; ou constituídos por fios coloridos de uma única cor uniforme.

4) Tecidos crus. São os obtidos a partir de fios crus e que não tenham sofrido nem branqueamento, nem tintura, nem estampagem. Estes tecidos podem ter recebido um acabamento não colorido ou uma cor fugaz.

5) Tecidos branqueados. São aqueles que foram branqueados ou, salvo disposição em contrário, tingidos de branco ou que tenham recebido um acabamento branco, na peça; ou constituídos por fios branqueados; ou constituídos por fios crus e fios branqueados.

Cesar Olivier Dalston, www.dalston.com.br. Fonte: NESH.