Motores pneumáticos
Tal qual os motores hidráulicos, os motores pneumáticos encontro abrigo na posição 8412, especificamente na subposição 8412.3.
Os motores hidráulicos utilizam uma fonte externa de ar ou outros gases, comprimidos, de tal que quando expulsos permitam seu deslocamento.
Esses motores são comparáveis às máquinas a vapor pelo seu funcionamento e pela sua estrutura e apresentam-se, a maior parte das vezes, sob a forma de um motor de pistões, mas às vezes também de uma turbina. Comportam freqüentemente queimadores ou outros dispositivos de aquecimento que se destinam a aumentar a pressão do ar e, por conseqüência, a sua energia de expansão - permitindo além disso, evitar o congelamento dos cilindros devido à depressão brusca.
Via de regra, tais motores são, sobretudo, utilizados nas minas, especialmente para equipar as locomotivas ou guinchos, devido à segurança que apresentam no que diz respeito aos riscos de explosão do grisu (gás metano). Servem também de motores auxiliares para o arranque de motores de ignição por centelha ou por compressão (em algumas locomotivas, aviões, submarinos, etc.), e para propulsão de torpedos.
Também, se incluem no âmbito dos motores pneumáticos os:
1º) Motores de palhetas, de engrenagem e os motores de pistões axiais ou radiais, para transmissão pneumática;
2º) Cilindros pneumáticos constituídos, por exemplo, por um corpo de latão ou de aço e por um pistão acionado a ar comprimido cuja ação se exerce quer de um único lado (efeito simples), quer de um lado e outro (efeito duplo) do pistão, que transformam a energia do gás sob pressão em movimento retilíneo. Estes cilindros destinam-se a equipar máquinas-ferramentas, máquinas e aparelhos para obras públicas, mecanismos de direção, etc.;
3º) Acionadores pneumáticos, apresentados isoladamente, constituídos por um corpo de metal no qual se desloca um pistão que transforma, por intermédio de um eixo perpendicular à sua haste, o movimento linear resultante da ação de um gás sob pressão em um movimento rotativo, destinados a manobrar válvulas de obturador rotativo ou outras máquinas ou aparelhos de mecanismo rotativo.
Cesar Olivier Dalston, www.dalston.com.br. Fonte: NCM e NESH.