Bombas de calor
A primeira questão a ser resolvida é desvendar o que é bomba de calor? A bomba de calor é um dispositivo que aproveita o calor de um meio determinado (principalmente a água subterrânea ou as águas de superfície, o solo ou o ar), e o transforma, graças à contribuição de uma fonte de energia complementar (gás, eletricidade, por exemplo), em uma fonte de calor mais intensa.
A transferência de calor entre a fonte e a bomba de calor, por um lado, e entre a bomba de calor e o meio a tratar, por outro, faz-se em geral por intermédio de um fluido portador de calor.
Podem distinguir-se duas categorias de bombas de calor: as bombas de calor de compressão e as bombas de calor de absorção.
As bombas de calor de compressão são compostas essencialmente dos seguintes elementos: 1) um evaporador que retira energia do meio ambiente e a transmite ao fluido frigorígeno; 2) um compressor que, por processo mecânico, aspira o fluido gasoso proveniente do evaporador e o introduz, sob pressão mais elevada, no condensador; 3) um condensador, que é um permutador térmico no qual o fluido gasoso se liquefaz, cedendo calor ao meio a tratar.
Nas bombas de calor de absorção, o compressor é substituído por um ebulidor contendo água e um líquido refrigerante e comportando um queimador incorporado.
As bombas de calor são habitualmente designadas pela associação de dois termos, o primeiro se refere ao meio do qual é extraído o calor e o segundo, ao meio cuja temperatura deve ser modificada.
Entre os principais tipos destes artefatos, podem distinguir-se:
1º) As bombas de calor ar/água ou ar/ar, que extraem calor do ar exterior e o restitui sob forma de água quente ou de ar quente;
2º) As bombas de calor água/água ou água/ar, que aproveitam o calor de um lençol freático ou de uma massa de água situada na superfície;
3º) As bombas de calor solo/água ou solo/ar: neste sistema, o calor é extraído do solo por intermédio de um sistema de tubos enterrados neste.
As bombas de calor podem apresentar-se sob a forma de um único aparelho, os diferentes elementos do circuito formando um único corpo; estes artefatos são denominados de tipo monobloco. Estas bombas podem também apresentar-se em vários elementos distintos. Algumas bombas de calor podem ainda ser apresentadas sem evaporador quando se destinam a ser incorporadas a uma instalação que já o contenha; são então consideradas artefatos incompletos que já possuem as características essenciais dos artefatos completos.
As bombas de calor são essencialmente utilizadas para aquecer ambientes ou água das redes públicas. Trata-se geralmente, neste caso, de bombas de calor não reversíveis.
Agora que sabemos o que é uma bomba de calor e quais são seus tipos vamos classificá-la.
Por meio da RGI 1 fica fácil chegar-se a posição 8418. Em seguida, através da RGI 6, revela-se a subposição de primeiro nível 8418.6 e a de segundo nível 8418.61. Como esta subposição não foi desdobrada no Mercosul segue que as bombas de calor se classificam no código NCM 8418.61.00.
Cesar Olivier Dalston, www.dalston.com.br. Fonte: NESH.